Dúvidas Frequentes (FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI/MT. Se ainda assim precisar, você poderá fazer contato nas unidades mais próximas ou por e-mail.

  • 1 - Qual o negócio do SENAI MT?
  • O SENAI MT atua com Educação Profissional e Soluções em Tecnologia e Inovação. A Educação Profissional abrange uma série de cursos e programas com foco na formação profissional em diversas áreas do conhecimento. Soluções em Tecnologia e Inovação visam a melhoria dos processos e produtos oferecidos pelas empresas em geral, a fim de fortalecer a produtividade e competitividade da indústria.
  • 2 - Onde identifico a Unidade do SENAI MT mais próxima?
  • Para identificar a Unidade Operacional mais próxima de sua localidade, acesse o site do SENAI MT no endereço www.senaimt.ind.brou ligue para a nossa Central de Atendimento através do número gratuito 0800-777-9737, de 2ª a 6ª das 8:00 às 17:30.

  • 3 - Quais cursos o SENAI-MT oferece?
  • O SENAI-MT atua desde a iniciação profissional, até a graduação e pós graduação, passando pela qualificação profissional básica, aperfeiçoamento profissional, cursos técnicos e aprendizagem industrial. São diversos cursos em 25 áreas tecnológicas realizados nas empresas ou nos laboratórios e oficinas do SENAI, ou até mesmo de forma virtual.
  • 4 - Como faço para realizar minha matrícula nos cursos do SENAI MT?
  • As matrículas são realizadas na secretaria da Unidade SENAI em que você realizará o curso, mediante a apresentação da sua documentação pessoal (RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade) e comprovante de experiência, quando necessário. A escolaridade depende dos pré-requisitos do curso. Confira onde estão localizadas as Unidades SENAI MT no site www.senaimt.ind.br ou através do telefone de nossa Central de Atend imento 0800-777-9737, que funciona de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h30.

  • 5 - O que são Soluções em Tecnologia e Inovação?
  • No mundo moderno, as indústrias dependem de Soluções em Tecnologia e Inovação como vital elemento para o seu bom desempenho. Com o intuito de apoiar a produtividade nas indústrias, aperfeiçoar a qualidade dos produtos, além do desenvolver o conhecimento e promover a certificação no quadro de profissionais, o SENAI- MT desenvolve o programa de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI). Realizado de acordo com as necessidades de cada empresa, por meio de análises e recomendações, os STIs podem detectar e corrigir falhas no campo da gestão, da produção e da execução de serviços.
  • 6 - O que é Educação a Distância?
  • São Cursos de Educação realizados a Distância, através de acesso a internet, que têm como objetivo principal oferecer aperfeiçoamento profissional para você e para as indústrias de todo o Mato Grosso, minimizando problemas como falta de tempo dos colaboradores ou espaço para as aulas.
  • 7 - O SENAI-MT oferece cursos a distância? Como me inscrevo?
  • Sim.
    O SENAI-MT oferece cursos à distância em diversas modalidades e áreas tecnológicas. Em todos eles os conteúdos são apresentados em um ambiente virtual, com vídeos, animações e simuladores. Para saber mais e fazer a sua inscrição acesse o site www.futuro.digital.

  • 8 - Fiz um curso e não peguei o meu certificado, como devo proceder?
  • Entre em contato diretamente com a unidade em que você realizou o curso.
    Caso não se lembre qual foi, entre em contato através do telefone da nossa Central de Atendimento no número 0800-777-9737, de 2ª a 6ª das 08h às 17:30, e se informe a respeito.

  • 9 - Quais são os serviços ofertados em Soluções em Tecnologia e Inovação?
  • Os Serviços Técnicos e Tecnológicos do SENAI MT, oferecem soluções que visam a melhoria dos processos e produtos oferecidos pelas empresas em geral, a fim de fortalecer a produtividade e competitividade da indústria. E abrangem Consultorias em Gestão Ambiental, em Gestão Empresarial, em Processos Produtivos, e em Saúde e Segurança no Trabalho; e também Serviços Laboratoriais, Serviços Especializados, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em produtos e processos.

    Para verificar quais são as Soluções em Tecnologia e Inovação ofertadas, entre em contato com o SENAI MT da sua região, pelo site www.senaimt.ind.br ou diretamente com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 777-9737, de a feira, das 8h às 17h30.

  • 10 - O SENAI oferece curso de Graduação? Em que área?
  • Sim.
    O SENAI MT oferece cursos de Graduação através da Faculdade de Tecnologia SENAI MT, a FATEC MT. São diversos cursos superiores de tecnologia, que conferem Diploma de Graduação com o grau de Tecnólogo.
    Confira a lista de cursos de graduação disponíveis pela FATEC Mato Grosso no site através do endereço fatecsenaimt.ind.br ou pelos telefones (65) 65 3612-1783 ou 0800-777-9737.

  • 11 - Os cursos de graduação oferecidos pela FATEC MT são reconhecidos pelo MEC?
  • Sim. A FATEC SENAI MT conta com um corpo docente qualificado formado, em sua maioria, por mestre e doutores, salas de aula equipadas com recursos multimídia, laboratórios didáticos especializados, um centro de pesquisa conectado à internet, videoteca e biblioteca e dispõe de 08 (oito) cursos de graduação tecnológica autorizados e 05 (cinco) reconhecidos pelo MEC que visam atender às necessidades do mercado de trabalho local..

  • 12 - Como funciona o processo seletivo da Faculdade do SENAI MT?
  • A Faculdade de Tecnologia SENAI Mato Grosso (FATEC MT) realiza processo seletivo através de Edital do Processo Seletivo, que poderá ser conferido através do site da faculdade no endereço fatecsenaimt.ind.br ou através dos telefones números (65) 3612-1783 ou 0800-777-9737.

  • 13 - Qual grau de certificação é conferido pelos cursos de graduação oferecidos pelo SENAI MT?
  • A Educação profissional tecnológica de graduação está incluída pela Lei Nº 11.741/2008 na Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional - Lei Nº 9.394/1996, desta forma os Cursos Superiores de Tecnologia oferecidos pelo SENAI MT através de sua Faculdade de Tecnologia conferem Diploma de Graduação com o grau de Tecnólogo .

  • 14 - Como me candidato a vagas para trabalhar no SENAI-MT?
  • Os processos seletivos são realizados pela Gerência de Pessoas e Cultura da Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso.
    Todas as vagas abertas para o SENAI MT e demais instituições do Sistema Fiemt estão disponíveis no endereço vempertencer.sfiemt.ind.br
    Cadastre seu curriculo e se inscreva na vaga de seu interesse.

    Nos siga também em nosso linkedin Sistema Fiemt Carreiras e acompanhe todas as novidades fie.mt/linkedincarreiras
    Dúvidas sobre as vagas temos o e-mail: recrutamento@sfiemt.ind.br ou atráves do telefone (65) 3611-1518.

  • 15 - Como registrar pedidos de informação para o Departamento Regional - SENAI/MT?
  • Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link transparencia.senaimt.ind.br/sac/abrir-solicitacao-no-sac, preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva seu pedido de informação, marcar a opção “Não sou um robô” e, em seguida, clicar no botão "Enviar".

    Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação.

    Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico.

    Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao Departamento Regional - SENAI/MT:

    • Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940
    • Telefone - recebido pela equipe de Contact Center do Departamento Regional - SENAI/MT: 0800 777 9737.
      • O atendimento telefônico do Departamento Regional - SENAI/MT funciona 08h às 17h30 de Seg a Sexta (Exceto Feriados).
    • Correspondência - via carta física dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional - SENAI/MT, no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940
    • E-maildo SAC do Departamento Regional - SENAI/MT: sac@senaimt.ind.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.
  • 16 - Como consultar os pedidos registrados?
  • A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta disponível no link:

    transparencia.senaimt.ind.br/sac/acompanhar-ou-recorrer

    Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”.

    Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.

  • 17 - O que fazer quando esquecer o número de protocolo?
  • O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação.

    Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link: transparencia.senaimt.ind.br/sac/acompanhar-ou-recorrer e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial.

  • 18 - Quais os prazos de resposta para os pedidos de informação?
  • As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil.

    As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis.

    As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis.

    Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento.

  • 19 - Como abrir Recurso?
  • Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta. Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo.

    Para recorrer basta acessar o link:

    transparencia.senaimt.ind.br/sac/acompanhar-ou-recorrer e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.

    Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão "Enviar".

  • 20 - Qual o prazo de resposta para o recurso?
  • Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.

  • 21 - O que fazer caso seu pedido de informação não receba resposta do SAC no prazo previsto?
  • Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior.

    Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo.

    O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link: transparencia.senaimt.ind.br/sac/acompanhar-ou-recorrer e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.

  • 22 - Como falar sobre seus dados pessoais?
  • Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Regional - SENAI/MT, entre em contato por e-mail: dpo.lgpd@sfiemt.ind.br ou por correspondência pelo endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940

  • 23 - Como conseguir informações sobre o Departamento Regional do SENAI, no seu Estado?
  • Basta acessar o portal do Departamento Regional do SENAI no Estado desejado.

  • 24 - Quais são os canais de atendimento do Departamento Regional - SENAI/MT?
    • Atendimento por formulário eletrônico – realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link transparencia.senaimt.ind.br/sac/abrir-solicitacao-no-sac
    • Presencial – realizado por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço, em Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940.
    • Telefone – realizado pela equipe do Contact Center do Departamento Regional - SENAI/MT - 0800 777 9737.
      • O atendimento telefônico do Departamento Regional - SENAI/MT funciona 08h às 17h30 de Seg a Sexta (Exceto Feriados).
    • Correspondência– via carta física dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional - SENAI/MT, no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940.
    • E-mail do SAC do Departamento Regional - SENAI/MT: sac@senaimt.ind.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.
    • Ouvidoria – Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no Departamento Regional - SENAI/MT, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC.

    A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link: transparencia.senaimt.ind.br/ouvidoria.

    Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do Departamento Regional - SENAI/MT por meio de seus outros canais de acesso:

    • Presencial – realizado em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940.

    Horário de atendimento: 8h às 12h e 14hàs 18h

    • Telefone – 0800-777-9770

    Quando a manifestação vier pelo portal ou e-mail em finais de semana ou feriado, e/ou fora do horário comercial a contagem do prazo passa a ser contado a partir do primeiro dia útil subsequente.

    • Correspondência – via carta física dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional - SENAI/MT, no seguinte endereço:Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá - MT / CEP 78049-940.
    • E-mail da Ouvidoria do Departamento Regional - SENAI/MT - ouvidoria@sesisenaimt.ind.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.


    Serviço de Ouvidoria trata de questões relacionadas ao Departamento Regional - SENAI/MT. Para falar com a Ouvidoria do SENAI da sua região, basta acessar o portal do Departamento Regional do SENAI no Estado desejado.

Sistema FIEMT / SENAI - ​​Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555